Prepara a tua bicicleta para o inverno - nov/2017

Luzes

Nesta altura do ano a noite aparece bem mais rápido e as voltas ao final de tarde são já feitas com a noite como companhia. A utilização de Luzes de qualidade e material refletor são um bem essencial nessas voltas, garantindo a nossa segurança e até dos outros intervenientes.

A escolha da luz certa deve considerar não só a intensidade da mesma, mas também a capacidade da bateria e a largura do foco, no fundo a luz deverá estar ajustada às necessidades do ciclista.

A utilização de casacos e/ou coletes totalmente ou com apontamentos refletores é uma mais valia permite que o ciclista sobressaia e seja visto com maior facilidade.

Luz traseira MSC

Luz Frontal 2000lm

Bolsa de selim

Tal como os guarda lamas, as bolsas de selim são amadas e odiadas, mas ninguém nega a sua utilidade.

No inverno a necessidade deste acessório acentua-se, a bolsa de selim é uma das melhores alternativas para garantir que a nossa ferramenta, câmara de ar, chaves de casa e outros bens essenciais, estão bem acomodados, protegidos da chuva e acessíveis.

Se habitualmente levam tudo isto no jersey, lembrem-se que agora é muito provável que esse bolso esteja ocupado pelo casaco impermeável

Guarda lamas

Não são uma peça que gere consenso, há quem goste e quem odeie, mas são sem dúvida um ótimo apoio para as voltas de inverno. Na frente irá impedir que a água e a lama saltem para o a frente do teu corpo, e atrás além de nos proteger, protege também os nossos companheiros de volta de serem atingidos também pelo spray gerado pela rotação da roda.

A solução mais simples e habitualmente usada em competição passa pela utilização de guarda lamas em plástico, fixados por abraçadeiras, que possuem um peso muito baixo e protegem o suficiente para a prática. Contudo existe também quem prefira os tradicionais guarda lamas metálicos, mas habitualmente mais úteis para a prática de commuting ou passeio.

Guarda lamas frontal MSC

Guarda Lamas traseiro MSC

Limpeza da bicicleta

No inverno a sujidade na bicicleta irá acentuar-se, seja na estrada ou no monte a bicicleta vai ficar bem suja.

Uma limpeza cuidada a cada volta é o ideal, a água, lama, areia e muitos outros detritos irão acumular-se no quadro, transmissão, suspensão e no fundo em todos os componentes da bicicleta e por isso é importante garantir uma correta limpeza.

É também nesta altura que surge o pensamento – “Para quê limpar se amanhã vou sujar?!” –ora existem algumas alternativas para isso. Por vezes apenas a passagem da bicicleta por água e a limpeza com panos microfibras e a utilização de micro lubrificantes permitem uma limpeza simples e rápida, de modo à bicicleta estar pronta no dia seguinte. Claro que chegará o momento da lavagem a fundo e aí nada como um bom shampoo, desengordurante e preferencialmente no final, a aplicação de um bike protect ou spray de silicone que irá impedir a acumulação rápida de resíduos.

Lava, protege e lubrifica com a montanha

Lubrificação

Uma correta lubrificação da sua bicicleta é essencial e um cuidado que todos os ciclistas têm de ter. Quando a chuva aparece é necessário adequar o lubrificante ás condições climatéricas, isto é, nesta altura do ano é necessário utilizar um lubrificante com características hidrofóbicas, habitualmente denominados por wet lube.

Estes lubrificantes permanecem no local e a realizar o seu trabalho mesmo quando a água ou lama os ataca. Uma correta lubrificação irá manter os componentes por mais tempo mesmo depois de sujeitos às agressões do inverno.

Muc-Off Wet Lube 

Manutenção

Prevenir é melhor que remediar. Ditado popular que cabe que nem uma luva na preparação da bicicleta para o inverno.

Nesta altura do ano é importante verificar todos os materiais de desgaste, com especial atenção às pastilhas de travão que, no caso da bicicleta de estrada, pode ser inclusive oportuno a utilização de pastilhas específicas para tempo húmido. Outros dos pontos importantes é verificação dos pneus, estes devem estar prontos para agarrar aos pisos húmidos, sendo também possível adequar o tipo de pneu utilizado para as condições em que habitualmente pedalamos.

Calços Jagwire Wet Friction Fit

Calços Jagwire Wet Click Fit

Pneus Maxxis